São subestações nas quais os seus componentes estão protegidos do tempo, abrigadas geralmente em alvenaria. Assim, todos os equipamentos da subestação estarão instalados dentro de uma construção, protegidos de intempéries. Desta forma, embora possam ser aplicadas para demandas menores ou iguais a 300 kVA, são bem mais utilizadas em consumidores com potências demandadas superiores a 300 kVA (clientes de grande porte), sendo vital a elaboração do seu projeto e posterior aprovação do mesmo junto a respectiva concessionária de energia, para a conclusão do empreendimento.
Em outras palavras, este tipo de subestação é feito em estrutura civil de alvenaria, onde são construídos os denominados cubículos, destinados a determinadas funções, sendo as principais de medição, proteção, seccionamento, transformação e derivação.
Dentro deste contexto, as subestações abrigadas são vantajosas, principalmente em áreas urbanas ou com condições climáticas adversas. De modo, que estas contribuem para a eficiência energética, reduzem custos operacionais e reforçam a segurança do sistema elétrico. Neste sentido, apresentam componentes tais como: muflas, para-raios, chaves seccionadoras, transformadores de corrente, transformadores de potencial, disjuntor de média tensão, relé de proteção, transformadores, etc.; os quais devem ser dimensionados de maneira criteriosa e de acordo com a carga do sistema.
De forma complementar, ainda no tocante a este segmento de atuação, deve-se também mencionar as subestações blindadas, onde todos os seus componentes, como disjuntores, transformadores, barramentos e chaves seccionadoras, estão totalmente enclausurados, normalmente em cubículos metálicos blindados (cubículos modulares) ou em painéis isolados a gás (GIS - Gas Insulated Switchgear).
Além das subestações compactas, que são um tipo de subestação elétrica de média tensão pré-fabricada e integrada, projetada para abrigar, em um único invólucro, todos os componentes essenciais à transformação e distribuição de energia elétrica. Logo, é especialmente usada quando há pouco espaço físico disponível ou quando se deseja rapidez na instalação com alto grau de segurança e padronização. Sendo também conhecida como subestação compacta abrigada, SMC (Subestação Modular Compacta) ou subestação tipo cabine primária compacta.
Em vista disso, com o constante crescimento da tecnologia, as subestações blindadas e compactas estão cada vez mais aumentando a sua instalação atualmente.