Um Prédio de Múltiplas Unidades Consumidoras (PMUC), consiste em toda edificação que possui mais de 1 (uma) unidade consumidora (cliente de energia) e que disponha de área comum de circulação e instalações com medição agrupada.
Assim sendo, uma medição agrupada/coletiva se refere a um sistema em que múltiplas unidades consumidoras são agrupadas em uma única área de medição. Logo, isso permite a divisão justa e precisa dos custos de energia entre todos os consumidores envolvidos.
Portanto, em outras palavras, o projeto de medição coletiva consiste em uma solução técnica adotada em empreendimentos multifamiliares (como condomínios verticais e horizontais) para permitir que cada unidade consumidora tenha sua medição individual de energia elétrica, mas através de um sistema centralizado de medidores agrupados, normalmente em um quadro geral de medição (QGM). De modo, que esse tipo de projeto segue diretrizes da ANEEL, das normas da ABNT e, principalmente, dos padrões exigidos pelas concessionárias de energia locais.
Isto posto, edifícios residenciais e comerciais são exemplos clássicos deste tipo de instalação. De modo, que para que seja realizada a construção de tais empreendimentos, torna-se imprescindível a elaboração e posterior aprovação do respectivo projeto elétrico de múltiplas unidades consumidoras na correspondente concessionária de energia local. Sendo este elaborado por profissional devidamente habilitado e registrado no CREA.
Por conseguinte, após a execução do projeto em questão, serão obtidos os resultados descritos a seguir:
Individualização do consumo de energia em edifícios ou condomínios.
Facilidade na leitura e fiscalização por parte da concessionária de energia local.
Combate a fraudes (gatos, ligações clandestinas).
Padronização e centralização da medição, facilitando o acesso em caso de manutenção.
Atendimento as exigências normativas para aprovação da ligação definitiva.