O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) consiste em um conjunto de estruturas e soluções que tem a função de proteger pessoas e construções diversas das ações dos raios. Assim, no SPDA, o projeto é feito para que haja a captação e dissipação das descargas atmosféricas até a terra, em caminho seguro.
Isto posto, em outras palavras, o SPDA tem como objetivo a proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos. Por conseguinte, estes sistemas são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, proporcionando um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível. Ou seja, oferecer um caminho para a corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.
Neste momento, também deve-se ressaltar o papel do gerenciamento de risco, onde é realizada toda uma análise a respeito da necessidade ou não da implantação do SPDA, de acordo com as características da edificação.
Por fim, diante do exposto, para a implantação de tal sistema, torna-se imprescindível a elaboração de um projeto plenamente adequado as normas técnicas vigentes, proporcionando assim, a maior segurança possível tanto para a edificação como para os seus usuários.