Os estudos de proteção e seletividade determinam os equipamentos de proteção elétrica e especificam os tempos de atuação de cada dispositivo, bem como verificam a suportabilidade dos mesmos, com estudo de nível de curto-circuito das instalações elétricas. Assim sendo, a proteção possui como finalidade identificar falhas e eventuais problemas nas instalações do consumidor, realizando a devida desconexão dos elementos de interrupção, proporcionando segurança. Neste sentido, a seletividade atua de forma a desenergizar apenas os circuitos em que as falhas forem detectadas, evitando com que os outros circuitos sejam seccionados de maneira indevida.
Isto posto, em outras palavras, o estudo de proteção e seletividade se refere a área de cálculo do projeto elétrico, destinada ao dimensionamento dos dispositivos de proteção elétrica do sistema. Ou seja, este é responsável por especificar os equipamentos de proteção (disjuntores e relés), assim como o seu tempo de atuação, garantindo proteção imediata em casos de surto elétrico, apresentando, portanto, importância fundamental para a segurança e o bom funcionamento do sistema elétrico.
Diante do exposto, o resultado do estudo consiste em um relatório fundamentado, que contém imagens de verificação gráfica da seletividade, tabelas de ajuste das proteções, comentários e recomendações de melhoria, de acordo com as características da instalação.