O Projeto de Cabeamento Estruturado tem por objetivo organizar e padronizar a estrutura de cabos na edificação, de modo a alcançar o máximo de produtividade e desempenho, aproveitando assim melhor os recursos. Logo, organiza a estrutura de internet, dados e voz, cuidando, portanto, das telecomunicações e da rede.
Sendo assim, o projeto é a fase que permite o mapeamento adequado das necessidades da rede de um empreendimento e de suas possibilidades, permitindo que a instalação dos cabos ocorra com melhor aproveitamento, levando em consideração as particularidades de cada caso. Assim, por meio do projeto prévio de cabeamento estruturado e de sua certificação/validação, uma empresa ou ambiente conectado, independentemente da alteração das características de sua rede (mais dispositivos conectados ao longo do tempo, mais ambientes conectados, etc.), continuará oferecendo uma experiência fluida, contínua e de qualidade para seus usuários.
Desta forma, é o projeto de cabeamento estruturado que possibilita, por exemplo, o aperfeiçoamento dos condomínios e de organizações inteligentes, cada vez mais comuns. Isso porque, ele é o responsável por viabilizar a integração de sistemas e a interoperabilidade entre eles, aspectos essenciais para tais tipos de empreendimento.
Portanto, dentro desta nova realidade, os ambientes que requerem conectividade, como os edifícios inteligentes, os novos prédios comerciais, as indústrias e os hospitais, demandam estruturas de conectividade mais eficientes, aquelas que entregam mais conectividade e mais tecnologia a um custo adequado e estratégico. Onde, há também a demanda de velocidade de rede e de uma infraestrutura que aceite a inserção de múltiplas tecnologias no dia a dia.
Isto posto, o objetivo do projeto de cabeamento estruturado é desenhar uma rede que possa suportar tais exigências contemporâneas, além de possibilitar que ela esteja preparada para o que ainda está por vir.